Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Comando Distrital de Leiria



Sábado, 01.10.16

Conselhos e orientações de segurança e protecção dedicados às pessoas idosas (3)

FRAUDES, ESQUEMAS E BURLAS COMETIDAS POR ESTRANHOS:

Uma fraude é um esquema ilícito ou um ato de má-fé praticado para obter ganhos pessoais indevidos e injustos. As fraudes contra as pessoas idosas podem ser cometidas através de várias formas, como seja o contacto pessoal, o correio, o telemarketing, a venda de remédios, viagens, donativos para ações de caridade, empréstimos e hipotecas, investimentos, reparações em casa ou no carro, prémios e sorteios, jogos de confiança ou ainda a pretexto da saúde, seguros de vida ou funeral.

A PSP aconselha:

  • Não confie em estranhos “bem-falantes” ou com aparentes boas intenções, nem forneça informações pessoais que ajudem o “burlão” a concretizar a sua fraude.
  • Não se deixe influenciar e não compre ou assuma um compromisso sobre algo que não quer.
  • Não acredite em ajudas fáceis vindas de estranhos. Desconfie, pois, de “esquemas” que lhe ofereçam dinheiro fácil (há muitos contos do vigário).
  • Não demonstre estar sozinho, mesmo que não esteja ninguém em casa, chame por um familiar próximo. Isso afasta qualquer burlão.
  • Nunca assine um cheque, forneça o número do seu cartão de crédito ou, de alguma forma, permita que o ofensor tenha acesso às suas contas bancárias.
  • Em caso de dúvida, nunca deixe entrar pessoas estranhas em casa.
  • Procure cultivar relações de boa vizinhança - o apoio mútuo entre vizinhos de confiança pode ajudar a evitar situações de risco. Tenha sempre “à mão” os números de telefone da força policial da sua área de residência e ligue sempre que necessitar.

 

O QUE FAZER SE FOR VÍTIMA DE UM CRIME:

Participe sempre à ocorrência à autoridade policial mais próxima. Descreva a situação de forma objetiva e detalhada. A sua colaboração é fundamental para que se possa identificar e deter o(s) autor(es) do crime(s). Dê uma descrição tão exata quanto possível dos objetos furtados/roubados, de forma a ser possível recuperá-los.

Como (re)agir em caso de assalto:

A PSP aconselha:

  • Mantenha a calma e não reaja com violência - nunca ofereça resistência, para não ser ferido(a). Siga as ordens do(s) assaltante(s) e evite encará-lo(s) - o(s) assaltante(s) apenas quer(em) o seu dinheiro e só recorre(m) à força se ficar(em) assustado(s) ou se sentir(em) ameaçado(s).
  • Tente reter na memória a fisionomia do(s) assaltante(s): estatura e compleição física, vestuário, a cor e tamanho do cabelo, tom de voz, calçado, cor da pele, etc. Se utilizar(em) um carro, decore ou escreva a matrícula, marca e cor e a direção que seguiu(ram).
  • Logo que lhe seja possível e de forma a não correr perigo de vida, tente chamar a atenção de alguém que esteja perto - grite por socorro e peça ajuda ao agente de autoridade mais próximo ou telefone para o 112.
  • Caso tenha sido alvo de agressão, procure tratamento hospitalar o mais rápido possível.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Comando Distrital de Leiria às 09:00




A nossa Visão!

Ser uma Polícia moderna, altamente qualificada e coesa, contribuindo para tornar o Distrito de Leiria, mais seguro, reforçando o respeito e a confiança dos cidadãos que servimos!

O nosso Lema!

"Vigilantes pela segurança"

Pesquisar

Pesquisar no Blog  




calendário

Outubro 2016

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Mensagens

banner_112

Estou Aqui!