Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Comando Distrital de Leiria



Sexta-feira, 30.09.16

Conselhos e orientações de segurança e protecção dedicados às pessoas idosas (2)

EXPLORAÇÃO FINANCEIRA POR FAMILIARES E CUIDADORES

Ao contrário dos estranhos, os seus familiares e cuidadores encontram-se, com frequência, numa posição de confiança e com quem mantém relacionamentos diários.

Porém, acontece que, por vezes, existem situações, em que esses familiares ou cuidadores, furtam, detém, ou de alguma forma usam abusivamente o seu dinheiro, a sua propriedade ou os seus valores, para daí tirarem vantagens pessoais em seu prejuízo.

A PSP aconselha:

  • Não se deixe enganar, coagir, intimidar, chantagear emocionalmente, ou ir em promessas vagas de cuidados ao longo da vida;
  • Não permita que o isolem dos seus amigos, familiares ou de outras pessoas interessadas no seu bem-estar;
  • Relacione-se com familiares, vizinhos e amigos e aconselhe-se com pessoas da sua confiança sobre decisões económicas que lhe sejam propostas.

 

Por vezes, os familiares ou as pessoas que cuidam de si, podem ainda explorar outras situações como seja a conta bancária conjunta, a transferência de escritura ou título de propriedade, a passagem de procuração ou os testamentos.

A PSP aconselha:

  • Conta bancária conjunta: Com o pretexto de o ajudar a tratar dos seus assuntos financeiros, o familiar ou cuidador propõe-lhe que adicione o seu nome à sua conta bancária, de forma a ter acesso à conta e, deste modo, poder depositar, levantar, ou transferir o seu dinheiro. Se o fizer, faça-o de forma consciente, informada e voluntária e não se deixe coagir. Se for coagido ou ameaçado denuncie a situação a outros familiares e contacte a PSP.
  • Transferência de título de propriedade: Se lhe pedirem para transferir o título de propriedade da sua casa, terrenos ou viatura, veja bem se compreende a razão desse pedido e se se justifica. Tenha presente que o faz de forma livre e de boa vontade. Nunca transfira uma propriedade ou bem para outra pessoa, por receio ou na sequência de uma ameaça, intimidação ou outro tipo de violência. Se isto suceder, não hesite em denunciar a situação à PSP.
  • Procuração: Uma forma de se proteger a si e aos seus bens é através da passagem de uma procuração a alguém de sua confiança (um membro da família, um amigo, advogado, etc.), autorizando-a, por esta via, a tomar decisões sobre si, quer sejam ao nível dos seus cuidados pessoais ou ao nível da gestão dos seus bens financeiros (dinheiro) ou de outra natureza. Escolha uma PESSOA da sua maior CONFIANÇA e esteja sempre atento, mesmo que seja algum dos seus familiares ou cuidadores.
  • Testamento: O testamento é um dos documentos mais importantes que irá escrever e assinar ao longo da sua vida. É um documento que lhe permite, de acordo com a sua vontade e, após a sua morte, deixar os seus bens e propriedades distribuídos por quem entender. Se tiver sido forçado ou coagido a assinar um testamento ou qualquer outro documento, não hesite em contatar a polícia.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Comando Distrital de Leiria às 09:57




A nossa Visão!

Ser uma Polícia moderna, altamente qualificada e coesa, contribuindo para tornar o Distrito de Leiria, mais seguro, reforçando o respeito e a confiança dos cidadãos que servimos!

O nosso Lema!

"Vigilantes pela segurança"

Pesquisar

Pesquisar no Blog  




calendário

Setembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Mensagens

banner_112

Estou Aqui!